top of page

Revelando a história invisível de Jardim São Paulo: Uma experiência de pesquisa e envolvimento

Torres da Liberdade em Jardim São Paulo

Começar a contar a história de Jardim São Paulo foi um desafio, pois todos lidamos com um trabalho praticamente desbravador. Encontramos registros esparsos, não sistematizados e carentes de fontes já identificadas, então o que se levantou sobre o bairro tomou forma de novidade para todos os envolvidos nessa iniciativa. Percebemos que os moradores possuem histórias para contar, muitas vezes experiências e narrativas guardadas por eles e não sondadas por ninguém antes desse trabalho ter início e por isso recorremos inicialmente a duas referências testemunhais importantes para começarmos a contar a história do bairro.

O caráter desse projeto teve também o sentido de prestar um serviço comunitário, pois poderá ser uma contribuição útil para o registro da memória local, para uma reconstituição ou registro de fatos e situações que não foram compartilhadas de forma mais ampla e que são fontes de informações que ajudarão não apenas na tentativa de se contar a história de um bairro, mas até de evidenciar o papel das pessoas como agentes históricos pois elas a experimentaram e poderão dividir tais vivências e impressões com as gerações mais jovens daqueles que continuarão a construir a história de Jardim São Paulo – e foi particularmente fascinante perceber como os estudantes da EREM Professor Trajano de Mendonça envolvidos já se sentiam e se expressavam diante da aproximação com o passado da comunidade da qual fazem parte. 
 

O projeto se realizou durante o ano de 2015 e que outras iniciativas futuras levem adiante esse trabalho com a memória de Jardim São Paulo.

bottom of page